Menu fechado

Ficha para trabalhar filme em sala de aula

trabalhar filme em sala de aula

Já teve a ideia de trabalhar com filmes em sala de aula? Sabe como fazer isso? Bem, esta tarefa embora pareça muito simples, pode não ser nada fácil para algumas pessoas. Mas, com as técnicas corretas tudo fica mais simples. O uso de filmes pode ser utilizado como base para analisar a sociedade e promover discussões sobre temas relacionados, com o objetivo de contribuir para a formação e socialização dos alunos da atualidade.

 

Você pode entender mais sobre o assunto aqui nesta postagem, todas as informações necessárias para o entendimento completo do tema serão apresentadas a seguir. Confira cuidadosamente as informações distribuídas a seguir para não perder nada do assunto e começar a implementar este estilo de aula para seus alunos.

O uso do filme em sala de aula e a aprendizagem

O professor tem a função básica de transmitir conhecimentos aos alunos por meio da análise de filmes, ou seja, a instituição deve oferecer um espaço privilegiado para lidar com o conhecimento científico e sistemático, bem como oportunidades para que os alunos aprendam a diversidade da cultura audiovisual. A universidade é um espaço privilegiado que incentiva o encontro e incentiva a degustação da arte cinematográfica, abrindo tempo e espaço, para que as obras ressoem e se mostrem a todos de acordo com seus sentimentos.

 

Com isso, o filme representa uma forma de expressão artística, e deve haver um espaço especial na escola para que os professores estudem as diferentes leituras do mundo, as habilidades e competências específicas dos alunos. A linguagem do filme permite que os alunos aprendam o conteúdo acadêmico e expandam a visão de mundo dos alunos porque a instituição fornece acesso à arte, cultura e comunicação audiovisual.

O que é o projeto Filme na Sala de Aula?

Hoje os alunos estão procurando maneiras mais interessantes para aprender. Encontrar uma forma de apresentar os temas horizontais necessários à aprendizagem e convivência dos alunos da quarta série do ensino fundamental deu origem à ideia de colaborar com recursos audiovisuais. Falar sobre temas como bullying e meio ambiente já é norma em sala de aula, entretanto, percebi ser necessário apresentar uma ferramenta que reúna esses ensinamentos de maneira interessante para que os alunos possam refletir sobre as informações veiculadas de outras formas.

 

Para encontrar uma atividade que seja agradável e possa ser usada como uma lição de vida, escolhi trabalhar com filme. Entretanto, diante de uma oferta tão rica, é necessário que os alunos sejam expostos a esse ambiente desde cedo para poderem aprender sobre novas histórias, absorver os visuais dos filmes e se identificar com os personagens- esta é uma oportunidade para eles, também trabalhassem em uma base básica. O conceito de relações de comunicação.

 

Por isso, o projeto “Cinema em Sala de Aula: Aprendizagem ao Longo da Vida” utiliza o cinema como recurso didático e insere temas horizontais na sala de aula. No entanto, busca ampliar o lazer e o enriquecimento cultural dos alunos das escolas e estimular a formação apreciativa e crítica. Portanto, após a exibição, foram realizadas atividades em torno dos temas que apareceram no filme — cidadania, moralidade, emoção, sustentabilidade, bullying e meio ambiente, etc.

O que fazer para usar filmes em sala de aula?

Veja algumas dicas a seguir que podem te dar um ideia de como fazer esta aula diferenciada:

Ter um objetivo didático claro

Esta pergunta deve ser feita sempre: por que quero mostrar esse filme? Este é um bom critério de seleção, porque filmes adequados para sensibilizar os alunos para os tópicos a serem abordados não são adequados como suplementos para os tópicos já abordados. No entanto, são objetivos diferentes que influenciam a escolha.

A sala de aula não é o espaço para eu mostrar minha erudição cinematográfica

É normal ser tentador trazer um filme russo de cinco horas para a sala de aula. Entretanto, o filme mudo em preto e branco no início deste século. Além disso, acredito que se um filme atual pode causar discussão sobre o assunto que preposto, pode ser mais eficaz escolhê-lo. Por exemplo, quando a proposta é discutir a imortalidade da alma no filme “Entrevista com um vampiro”, o sucesso pode ser mais certo do que quando a decisão é mostrar “Asas do desejo”. No entanto, devem ser analisadas as personalidades dos alunos da turma para a melhor escolha.

Metodologia

Ao escolher não só as telas, mas também a disposição que ocuparão na exposição, os olhos do professor devem ser como os olhos de um curador de museu. A escolha de um filme é apenas uma das etapas do trabalho. O trabalho preparatório antes da exibição do filme pode ajudar a resolver esse problema. 

 

Você pode fazer comentários sobre isso ou uma lista de perguntas que os alunos devem responder. Devido à curta duração do curso, é difícil que o filme seja exibido na íntegra, a menos que seja um curta-metragem ou negociado com outros professores. Portanto, um dos métodos que podem ser usados é o seguinte:

 

  • Primeira aula: aula explicativa sobre a relação entre os filmes que os alunos assistem em casa e o conteúdo dos seus trabalhos. Foi quando eu estava comentando o filme, tome cuidado para não perder o interesse na trama, vai ser uma questão de “ler o roteiro”.
  • Segunda aula: as perguntas respondidas devem ser recolhidas e os aspectos relacionados. Dividir a sala em grupos pode trazer mais vitalidade ao debate, de forma que o debate não se concentre em um grupo mais restrito de alunos.
  • Terceira aula: devem ser selecionadas cenas do filme que desejar chamar a atenção, e mostrar a possível relação com o conteúdo despercebido, e fortalecer a ideia principal. Um novo questionário mais curto com três perguntas deve ser distribuído ou uma redação curta deve ser solicitada para que os alunos possam elaborar o que aprenderam textualmente.

 

Existem diversas outras dicas que podem ser encontradas em nosso site, que vão abrir um leque mais amplo de ideias para implementar este estilo de aula com mais eficácia e com mais segurança de que terá sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *